A Medicina da Dor é a especialidade voltada para o tratamento integral de dores crônicas, auxiliando o paciente na melhora dos sintomas e proporcionando para ele o bom funcionamento do corpo.
Antes tratada apenas como um sintoma de outras doenças, a dor, hoje, passa a ser investigada por essa área da Medicina como uma condição que pode estar ligada a diversos fatores. Por isso, o especialista também tem como objetivo identificar a origem deste sintoma e tratá-lo de maneira não invasiva.
Antes de saber quais são os benefícios da Medicina da Dor para o paciente, é importante conhecer alguns tipos de dores e quais suas origens.
Tipos de dores:
Dor somática ou nociceptiva: este tipo está ligado a lesões ou inflamações no tecido da pele, que podem ser causadas por cortes, fraturas, queimaduras, contrações musculares ou tendinite.
Dor neuropática: este tipo de dor ocorre devido a uma alteração no cérebro e no sistema nervoso, nos nervos ou na medula, provocando no paciente sensação de agulhadas, formigamentos ou queimação excessiva. Geralmente, pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) tendem a sentir este tipo de dor.
Dor inespecífica ou mista: a origem deste tipo de dor pode ser desconhecida, acometendo o paciente ‘do nada’, ou pode ser uma combinação dos dois tipos de dores citadas acima. De modo geral, são as dores de cabeça frequentes e sem explicações, as provenientes de hérnias de disco, entre outras.
Benefícios da Medicina da Dor para os pacientes
Como já vimos acima, existem diversos tipos de dores que podem afetar uma pessoa e, de modo geral, um dos principais benefícios da Medicina da Dor para o paciente é a melhora significativa do sintoma e da qualidade de vida.
Entretanto, outros benefícios incluem:
Redução do uso de medicamentos: o paciente não fica mais limitado ou preso a medicamentos e evita os perigos da automedicação;
Eliminar a necessidade de cirurgia: este é um dos grandes benefícios da Medicina da Dor, pois os tratamentos são feitos de maneira não invasiva, em consultório;
Prevenir complicações: tratando de maneira integral a dor crônica, o paciente pode prevenir complicações decorrentes dela, como depressão, ansiedade e doenças cardiovasculares.
Medicina da Dor em Brasília
Agora que você sabe mais sobre a especialidade e conhece os benefícios da Medicina da Dor, não conviva mais com este sintoma. Aqui na Clínica Reju, a Dra. Alyne Neves Cintra é especialista nos tratamentos em Medicina da Dor, atuando de maneira individual e com um olhar humanizado para suas necessidades. Conte conosco para dar um basta em suas dores.