Cirurgia Vascular e Endovascular em Brasília

O que é Cirurgia Vascular?

A Cirurgia Vascular é um dos ramos da medicina em que são tratados os vasos sanguíneos — sistema linfático, artérias e veias. Por vezes, os tratamentos realizados na cirurgia vascular envolvem a desobstrução de veias e artérias, que tiveram seu fluxo de sangue interrompido ou diminuído por conta de, por exemplo, placas de gordura, em uma condição chamada de aterosclerose.

Essa especialidade cuida de tudo que envolve o sistema circulatório, englobando doenças como aneurismas de aorta. A Cirurgia Vascular atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças. A Angiologia encarrega-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares.

O que é Cirurgia Endovascular?

A cirurgia endovascular, como o próprio nome indica, é a cirurgia por dentro dos vasos. É uma subespecialidade da Cirurgia Vascular e Radiologia que trata as doenças circulatórias. A cirurgia endovascular pode ser indicada para resolver problemas circulatórios, como aqueles que são causados por veias entupidas por placas de gordura e até mesmo coágulos. Aneurismas e dilatações vasculares também podem ser tratados por essa especialidade médica.

Um dos procedimentos realizados na cirurgia endovascular chama-se angioplastia primária, que consiste no tratamento cirúrgico das obstruções das artérias coronárias, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração.