Medicina da Dor em Brasília

O que é Medicina da Dor?

O principal objetivo da Medicina da Dor é reduzir e controlar a dor, ajudando o paciente a maximizar o seu nível de funcionamento. Quando possível, o foco principal é resolver o problema. No entanto, alguns casos requerem tratamento contínuo e multidisciplinar. O médico da dor, apoiado em sua experiência clínica e conhecimento especializado, pode determinar quais são os recursos mais adequados para garantir um tratamento voltado às principais necessidades e possibilidades em cada caso.

Essa sensação desagradável pode surgir em qualquer parte do nosso corpo, tendo ainda diversas causas. Os tipos de dor são:

• Dor somática ou nociceptiva – esse é o tipo de dor que surge de uma lesão ou inflamação de um ou mais tecidos de pele. Ela pode ser causada por uma pancada, uma fratura, uma entorse, um corte, uma queimadura, uma infecção, uma tendinite ou uma contratura muscular;
  • Dor Neuropática – esse tipo de dor crônica costuma surgir na forma de queimação, formigamento ou agulhadas. Ela ocorre por conta de uma disfunção no sistema nervoso, ou seja, no cérebro, na medula ou nos nervos periféricos. Ela pode ocorrer no pós-AVC, quando acontece um estreitamento do canal medular, na síndrome do túnel do carpo ou por neuropatia infecciosa, genética ou causada por uma substância tóxica.
  • Dor Inespecífica ou Mista – ela é causada por componentes dos dois tipos de dor listados acima ou por uma causa desconhecida. Alguns exemplos desse tipo de dor são as dores de cabeça, hérnias de disco, câncer e vasculites.