Medicina da dor e integrativa: conheça a especialidade

A dor é um sinal de que algo aconteceu ou de que algo está errado no corpo. No entanto, diferentemente da dor aguda, que acontece rapidamente e desaparece quando não há causa, a dor crônica dura mais de seis meses e pode continuar após o tratamento da lesão ou doença. Por isso, especialidades como a medicina da dor e medicina integrativa existem para proporcionar ao paciente uma melhor qualidade de vida, tratando a dor com mais profundidade e de forma diferente daquela utilizada no tratamento convencional.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) juntamente com a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, 37% dos entrevistados afirmaram conviver com algum incômodo nos últimos seis meses, o que se caracteriza como dor crônica. No entanto, nem sempre essa dor é somente física. Portanto, tratá-la de forma multidisciplinar é uma alternativa.

Neste artigo, conheça a medicina integrativa e saiba qual é a sua relação com a medicina da dor.

O que é medicina integrativa?

Com o objetivo de identificar e tratar as condições físicas e emocionais que afetam as pessoas, a medicina integrativa surgiu como uma especialidade diferente das outras abordagens da medicina, de modo que o paciente participe do processo de cura juntamente com o médico.

Portanto, desde que não interfira negativamente em sua saúde, são consideradas as opiniões do paciente quanto às crenças e religiões, conceitos pré-formados, modo de criação na infância e experiências anteriores como um todo, para que o atendimento médico seja realizado de forma humanizada e acolhedora.

Com isso, o principal benefício da medicina integrativa é reduzir a utilização de medicamentos, usando como outras alternativas no tratamento de doenças, a aromaterapia, fitoterapia, homeopatia e acupuntura, que, em geral, fazem com que a recuperação seja mais rápida e promovem uma maior qualidade de vida.

A medicina integrativa no controle da dor crônica

Existem inúmeras doenças que podem causar a dor crônica, inclusive as vasculares, como tendinite e vasculite. Com isso, especialmente no caso das doenças citadas, a qualidade de vida do paciente é prejudicada, o que contribui para uma série de outros fatores emocionais, como estresse, depressão e ansiedade.

No caso de dores crônicas, por necessitarem de um tratamento complexo e detalhado, já que cada dor é única, buscar um profissional com uma visão mais humanizada e integrativa é de suma importância. Ele tratará da condição médica considerando a história de vida do paciente, sua rotina e se aprofundando em detalhes que poderiam ser desconsiderados em um tratamento convencional, seja cirúrgico ou medicamentoso.

Vantagens da medicina integrativa no tratamento da dor crônica

  • Consideração de todo e qualquer fator que possa influenciar no surgimento da dor;
  • Parceria entre médico e paciente no tratamento;
  • Redução do uso de medicamentos;
  • Abordagem interdisciplinar;
  • Otimização dos custos;
  • Melhora na qualidade de vida do paciente.

Sobre a Clínica Reju

A Clínica Reju conta com diversos profissionais, especialistas e referências em suas áreas de atuação, além de equipamentos modernos e estrutura confortável para oferecer o que há de melhor no cuidado integral da saúde. É especializada em Medicina da Dor, Cirurgia Vascular e Endovascular e Flebologia Estética. Agende sua consulta em Brasília.

Leia também

Cirurgias

Cirurgia Vascular e Endovascular
Microcirurgia e Cirurgia de varizes

Consultas

Angiologia
Medicina da Dor
Cirurgia Vascular e Endovascular

Procedimentos

Escleroterapia Convencional
Escleroterapia com Laser
Laser e Escleroterapia Química
Escleroterapia com Espuma

Menu