A trombose venosa profunda é uma doença de alta incidência e pode resultar em graves complicações, se não for diagnosticada e tratada de forma eficaz e precoce.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a trombose venosa atinge cerca de 180 mil pessoas no Brasil por ano. A doença é caracterizada pela formação ou desenvolvimento de coágulo sanguíneo que causa a obstrução e inflamação na parede do vaso, dificultando a drenagem de sangue para o coração.
É uma doença muito frequente em pessoas portadoras de certas condições como o uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal, tabagismo, presença de varizes, pacientes com insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade ou histórico prévio de trombose venosa.
Outras situações são importantes no desencadeamento da trombose: cirurgias de médio e grande portes, infecções graves, traumatismo, a fase final da gestação e o puerpério e qualquer outra situação que obrigue a uma imobilização prolongada. Entre as condições preexistentes é importante citar também a idade avançada e os pacientes com anormalidade genética do sistema de coagulação.
Sobre os sintomas da trombose venosa
Pode não apresentar sintomas em raras ocasiões, mas na maioria das vezes a trombose pode ser identificada.
Os sintomas mais comuns da trombose venosa são:
- Vermelhidão;
- Calor e sensação de queimação e peso constante nas pernas;
- Dor no local;
- Edema;
- Inchaço no local;
- Rigidez da musculatura e dificuldade de movimentar.
É muito importante prestar atenção aos possíveis sinais e sintomas para procurar ajuda médica o mais rápido possível. Isso porque, quanto mais cedo a trombose for tratada, melhores são os prognósticos do paciente.
Quais os riscos e complicações da trombose venosa?
Uma das consequências da trombose venosa profunda aguda é a embolia pulmonar, uma condição grave que é causada pela presença de coágulos no pulmão e que provoca dor intensa no peito e a sensação de falta de ar.
Embolia Pulmonar se dá pelo entupimento de uma ou mais artérias do pulmão. O problema é causado por um coágulo que bloqueia a passagem de sangue pela artéria. Geralmente, esse coágulo é formado em outras partes do corpo e acaba parando no pulmão.
Caso ocorra embolia pulmonar, o tratamento deve ser imediato e pode incluir oxigênio, analgésicos para aliviar a dor e medicamentos anticoagulantes. Se a embolia pulmonar for de risco à vida, são administrados medicamentos para dissolver coágulos ou é feita uma cirurgia para remover o êmbolo.
Tratamento para trombose venosa em Brasília
O tratamento para a trombose venosa deve ser indicado pelo médico especialista, considerando a melhor opção para cada caso.
A trombose é geralmente tratada com medicamentos anticoagulantes, que impedem a evolução do trombo e, com o passar do tratamento, a destruição do trombo. Em casos mais complexos a trombose poderá ser tratada por meio da trombectomia e fibrinolíticos, que eliminam o trombo através de sua aspiração.
Em Brasília, a Clínica Reju conta com profissionais especializados em Angiologia, Cirurgias Vasculares e Medicina da Dor.
A qualquer sinal de problema vascular ou suspeita de trombose procure o angiologista, pois o diagnóstico rápido e preciso são imprescindíveis para tratar o problema.
Cuide-se!⠀
Agende sua consulta:⠀
(61) 3702-0919⠀
(61) 99418-5010 (WhatsApp)⠀
(RT: Dr. Davi Heckmann | CRM-DF: 26.937)⠀