Saiba quando a cirurgia endovascular é indicada

A cirurgia endovascular é um procedimento minimamente invasivo que trata doenças circulatórias, por meio de técnicas que atuam na parte interna dos vasos sanguíneos.

Apesar de ser uma subespecialidade da cirurgia vascular, as duas diferem no tipo de abordagem cirúrgica. Enquanto na primeira ocorre a incisão na pele do paciente, na segunda o procedimento é feito completamente por dentro das artérias e veias.

A cirurgia endovascular costuma ser indicada para resolver problemas circulatórios, como os que são causados pelo acúmulo de placas de gordura ou de coágulos que entopem as veias. Também pode ser utilizada no tratamento de aneurismas e outras dilatações vasculares.

Como a cirurgia endovascular é feita?

O procedimento mais comum nesse tipo de cirurgia é o cateterismo, que consiste na punção dos vasos.

Para o tratamento das obstruções são utilizados o cateter-balão ou os stents. Ao chegarem ao local, esses materiais são inflados para que possam quebrar os coágulos ou as placas de gordura e normalizar a passagem do sangue.

No caso dos aneurismas e demais dilatações vasculares, são inseridos tubos de plástico, chamados de endopróteses, por dentro das artérias.

Vantagens da cirurgia endovascular

Por ser menos invasiva, a cirurgia endovascular possibilita a redução do tempo do procedimento, do risco de complicações, da internação e da recuperação. O paciente pode ser liberado em até 72 horas após a cirurgia e o pós-operatório não apresenta grandes incômodos. Por evitar grandes incisões, as cicatrizes também são menores.

No entanto, apesar de ser cada vez mais utilizada como tratamento de doenças vasculares, há situações em que a cirurgia vascular, com uso do método convencional, é a mais indicada.

Sendo assim, apenas um médico especializado pode definir qual o melhor tipo de tratamento, de acordo com o quadro do paciente.

Sobre a Clínica Reju

A Clínica Reju é especializada em Angiologia, Cirurgias Vasculares e Medicina da Dor. Com atendimento humanizado e individualizado, a clínica oferece um ambiente agradável e confortável para o atendimento médico, seja ele presencial ou por telemedicina, bem como exames e procedimentos cirúrgicos. Além disso, conta com uma equipe de profissionais qualificados e equipamentos modernos, visando o diagnóstico preciso e o tratamento eficaz dos pacientes. Agende sua consulta.